Evento no município antecede etapa estadual e nacional da Conferência

A Secretaria Municipal de Saúde realizou na última semana a sua 1ª Conferência Municipal da Vigilância em Saúde, antecedendo a etapa estadual do encontro. O objetivo é propor diretrizes para a política nacional, estadual e municipal da vigilância em saúde e o fortalecimento dos programas de vigilância.

Como palestrantes, estiveram no município dois representantes da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS): Clarice Haas, enfermeira e coordenadora do Núcleo de Vigilância em Saúde da 17ª CRS e Flávio Pacheco, médico veterinário. Inicialmente Clarice destacou a importância da noção exata do que é a Vigilância em Saúde. “Precisamos que todos aqui compreendam que a vigilância está relacionada às práticas de atenção de promoção da saúde de todos os cidadãos e também os mecanismos adotados para prevenir doenças”, explica.

Durante o encontro o tema ainda foi relacionado com o Sistema Único de Saúde (SUS) através do qual toda população tem acesso ao atendimento de saúde gratuito. “Nós como município temos uma meta que é de gastar no mínimo 15% do orçamento com saúde, sendo que hoje Augusto Pestana investe quase 23% com o atendimento de saúde da nossa comunidade”, explica o prefeito Vilmar Zimmermann.

A 1ª Conferência Municipal da Vigilância em Saúde reuniu médicos, enfermeiros e servidores da Secretaria de Saúde além dos agentes e também representantes do Hospital São Francisco.

Data de publicação: 23/08/2017