Enquanto o investimento mínimo previsto é de 15% do orçamento, Augusto Pestana investe quase 23%

A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Augusto Pestana divulgou, nesta semana, um balanço financeiro contendo informações a respeito de todos os gastos e investimentos da pasta no primeiro semestre de 2017. No relatório apresentando, estão contabilizados os investimentos com exames laboratoriais e consultas especializadas.

Dentre os dados apresentados, está o aumento no número de exames e consultas encaminhados através do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisa) e consequente aumento no gasto com o setor de Saúde em Augusto Pestana. Somente no mês de julho foram quase R$ 90 mil gastos com exames. Em relação às consultas oftalmológicas, que possuem grande procura, o município oferta aproximadamente por mês, dentre estas várias resultando em procedimento cirúrgico.

No primeiro quadrimestre de 2017 – de janeiro à abril – o investimento na Saúde foi de R$ 2.349.280,11. Com relação ao gasto com exames e consultas especializadas via Cisa, o município gasta um valor aproximado de R$ 15,00 por habitante, sendo este valor superior ao investimento da maioria dos municípios pertencentes à 17ª CRS.

O secretário de Saúde Ariberto Hintz destaca o trabalho com o orçamento para atender a comunidade da melhor forma. “Vemos hoje uma série de dificuldades na busca de qualquer tipo de recurso público, tanto em nível estadual quanto federal. Mesmo assim Augusto Pestana está conseguindo se sobressair e estamos tendo condições de atender muito bem a nossa comunidade”, destaca. Além do encaminhamento de exames e consultas especializadas Augusto Pestana possui um programa de próteses dentárias e também de óculos para os pacientes.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) de Augusto Pestana atende, em média, 400 usuários por dia. De acordo com o secretário de Saúde, Ariberto Hintz, a projeção é que a Augusto Pestana invista  até o final de 2017 cerca de R$ 7 milhões.

Data de publicação: 23/08/2017