Alerta também é para o descarte correto de eletroeletrônicos

A Prefeitura de Augusto Pestana novamente alerta toda a comunidade para a separação e destinação correta do lixo doméstico. Nas segundas e sextas o lixo úmido deverá ser descartado, ou seja: cascas de frutas, restos de alimentos, embalagens plásticas que estejam sujas, papel higiênico, absorventes, fraldas e esponjas.

Já na quarta-feira é o dia do seco ou reciclável, ou seja, todo aquele que está em condições de ir para a triagem e ser reciclado: embalagens de alimentos limpas ou lavadas, plásticos, latas, papel e também vidros (desde que estejam separados encaixotados e identificados).

Em relação os restos de material de construção, como cerâmicas, tijolos, azulejos, blocos, telhas, argamassa, concreto e solos resultantes de obras de terraplanagem, eles devem ser encaminhados para usinas de reciclagem ou aterros de resíduos da construção civil e armazenados de modo a permitir sua reutilização ou reciclagem futura.

Já as telhas de amianto, popular brasilit, são consideradas resíduos perigosos classe I, conforme resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente. A recomendação é de que o amianto seja descartado juntamente com resíduos perigosos em aterros especializados, responsabilidade que fica a cargo do gerador deste resíduo.

A Prefeitura informa que dando seguimento às ações do “Cidade Linda é Cidade Limpa”, haverá mais uma de coleta de eletroeletrônicos no dia 12 de dezembro. “Sempre reforçamos que as pessoas que tem televisão, fogões, aparelhos eletrônicos velhos não descartem junto com o lixo doméstico pois o caminhão não recolhe esse tipo de material. A orientação é pra que reservem este material até o dia da campanha, quando um caminhão de uma empresa especializada vai estar na praça fazendo essa coleta”, explica a diretora de Meio Ambiente, Daiana Froner.

Data de publicação: 26/10/2017