Prefeitura e Emater planejam projeto de assessoramento em propriedades rurais

Uma reunião realizada entre Administração e Emater na última semana definiu algumas diretrizes de trabalho para assessoramento de propriedades do interior. A pauta foi levantada após a divulgação da dados referentes ao preço pago atualmente pelo litro de leite em Augusto Pestana. O levantamento apontou que somente com a baixa do preço nos últimos seis meses tem deixado de circular 1,7 milhão mensalmente no município.

Pensando nisso Secretaria de Agricultura juntamente com Emater irá colocar em prática um projeto de Assistência Técnica e Acompanhamento de propriedades rurais. Além da melhora na gestão, será dado auxílio no manejo da propriedade, correção do solo, rotação de cultura e calçamento e encascalhamento nas proximidades dos estábulos.

Para colocar o projeto em prática será feito inicialmente um levantamento das propriedades com potencial, onde destas serão escolhidas cerca de 20 a 30 propriedades para prestar assistência. Posteriormente será feita coleta de dados de cada propriedade, onde após várias ações de acompanhamento e assessoramento serão coletados novamente os dados de produtividade e feito um comparativo de resultados ao final deste ano.

“Inicialmente vamos trabalhar em algumas propriedades mas depois pretendemos expandir para as demais. Vamos buscar trabalhar com aquelas que possuem potencial de crescimento e também que tem a participação do jovem na atividade, incentivando assim a sucessão familiar”, explica o secretário de Agricultura Rafael Schneider.

Para o sucesso da ação a Emater vai disponibilizar seus dois técnicos para o trabalho a campo e a Prefeitura dará aporte no que diz respeito à Obras e cedência de médico veterinário e biólogo.

Data de publicação: 13/03/2018