Filas de de espera para atendimentos já estão sendo reduzidas

Em entrevista ao Programa Informativo da Prefeitura na Rádio Comunitária Liberdade FM, o secretário de Saúde de Augusto Pestana, Ariberto Hintz, destacou pontos importantes que têm sido desenvolvidos para qualificar o atendimento no Município.

Uma das medidas adotadas pela administração foi a mudança de unidade de referência de cirurgia geral. Onde antes os atendimentos eram realizados em Ijuí, agora os pacientes são encaminhados a Palmeira das Missões.

“Com isso estamos agilizando os atendimentos. Com a mudança de referência, estamos tendo uma resolutividade muito grande, em dois ou três meses temos desde o agendamento até o procedimento, conseguimos resolver isso”, defende o secretário.

Outra questão que tem colaborado para a qualificação no atendimento da comunidade de Augusto Pestana, segundo ele, é um médico psiquiatra, “que nos atende uma vez por semana, isso sabemos que é uma grande deficiência na região e temos um profissional dessa área que atende aqui no município”.  No ano passado, o município recebeu uma nova unidade de saúde, mais avançada, qualificada e com o atendimento centralizado.

Conforme o secretário, uma das carências do município era o atendimento pediátrico. Hintz afirma que há pelo menos dois anos a população estava sem o atendimento desse profissional e agora o trabalho da pediatra foi retomado, a partir de um convênio via Cisa. “Com isso não deixamos nenhuma mãe com seus filhos de até 9 anos desamparados”, comemora. O atendimento da pediatra é feito uma vez por semana em um consultório.

Este já é o segundo mandato que ele está à frente da pasta na administração. De acordo com Hintz, a meta e de que agilizar os atendimentos especializados. "Dentro de quinze dias nós já conseguimos referenciar os pacientes ao profissional especializado. Isso é uma grande conquista para o município na área da saúde", completa.

Data de publicação: 30/03/2017