Representantes de Pejuçara vieram ao município para conhecer o trabalho desenvolvido

Na busca por desenvolver alternativas de gestão para o setor de pecuária leiteira, representantes do município de Pejuçara visitaram a Prefeitura de Augusto Pestana nesta semana. Em reunião com o Prefeito Vilmar Zimmermann e representantes da secretaria de Agricultura, foi exemplificado o modelo de gestão seguido pelas propriedades rurais do município.

Além do secretário de Agricultura Rafael Schneider e do médico veterinário Fábio Rui, esteve presente o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Pejuçara, Irineu da Costa. Dentre os assuntos abordados estiveram os programas desenvolvidos pelo poder público para auxiliar as propriedades.

A inseminação artificial como forma de melhoramento genético e o programa de calçamento nas propriedades – o que deve ser retomado nos próximos meses – estiveram entre as principais pautas do encontro. “Também podemos destacar o trabalho que é desenvolvido através da parceria com a Emater-RS/Ascar e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que nos dá subsídio para estar diariamente mais próximo do produtor”, comenta o secretário Rafael Schneider.

Levantou-se também a questão da participação do jovem na atividade leiteira e o êxodo rural, já que este ainda é um ponto a ser trabalhado de acordo com o prefeito. “Já temos uma situação muito boa em Augusto Pestana na questão de jovens na propriedade, e temos que cada vez mais fazer eles perceberem que estão com a faca e o queijo na mão, basta investir e se dedicar, pois a propriedade está ali e muitas vezes só precisa de uma gestão correta”, explica.

A criação de associações para a distribuição de equipamentos também foi abordada, uma vez que através disso consegue-se quantificar a produção de forrageira.

Data de publicação: 20/07/2017