Projeto já foi protocolado na Prefeitura e agora depende de aprovação

Na última sexta-feira, 4, a Associação Protetora do Hospital São Francisco protocolou junto à Prefeitura o pedido de aprovação de Projeto Arquitetônico para construção do Instituto de Longa Permanência para Idosos (ILPI). Na presença do prefeito Vilmar Zimmermann e do secretário de Saúde Ariberto Hintz, o administrador do Hospital, Amauri Lampert, apresentou informações pertinentes ao Projeto.

O ILPI, tem como objetivo garantir para a população idosa direitos assegurados na legislação em vigor, como por exemplo a prevenção e redução de riscos à saúde da população idosa, bem como, prestação de serviços de acolhimento e moradia prolongada para idosos que necessitam de acompanhamento de saúde qualificado e constante. A legislação observada e aplicada para a elaboração do projeto faz referência a RDC/ANVISA Nº 283, de 23 de setembro de 2005 – Normas de funcionamento para as Instituições de Longa Permanência para Idosos e a RDC/ANVISA Nº 50, de 21 de fevereiro de 2002 – Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde.

O Instituto vai atender a três diferentes graus de dependência. O Grau I trata-se de idosos independentes, mesmo que requeiram uso de equipamentos de autoajuda; o Grau II de idosos com dependência em até três atividades de autocuidado com a vida diária, tais como alimentação, mobilidade, higiene; sem comprometimento cognitivo ou com alteração cognitiva controlada. E por fim Grau III que abrange idosos com dependência, que requeiram assistência em todas as atividades de autocuidado para a vida diária e ou com comprometimento cognitivo.

O Instituto de Longa Permanência vai disponibilizar 105 vagas, sendo 3.554,94 m² de área construída e tem previsão de atender idosos dos GRAUS I, II e III, de maneira a possibilitar a maior abrangência possível no público alvo: os idosos. Após a aprovação no município o projeto deverá tramitar ainda no Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária, buscando a respectiva aprovação.

Data de publicação: 09/08/2017