Com seis projetos em andamento, Administração Municipal faz balanço positivo de 2017

Final de ano é sempre momento de fazer um balanço, e com a Administração Municipal não é diferente. Na última semana do ano houve reunião de equipe para avaliação das ações desenvolvidas por cada secretaria no primeiro ano da Administração Vilmar e Waldir, as quais foram avaliadas como positivas.

Mesmo no ano em que o país viveu uma de suas piores crises econômicas e milhares de municípios não conseguiram fechar suas contas, Augusto Pestana encerrou o ano com caixa positivo, realizou o pagamento de fornecedores, prestadores de serviços, da folha dos servidores em dia e ainda prestou diversos tipos de serviços à comunidade em todos os setores.

Prova deste crescimento mesmo em meio à crise, é a execução de seis projetos que atualmente estão em andamento no município. A Casa Recanto da Produção, cartão postal do município, deverá receber pavimentação nos próximos meses; a Praça Farroupilha também receberá pavimentação e será concluída a reforma do quiosque, o que já está em andamento partindo para a fase de finalização. Ainda a Avenida São Francisco e as casas populares terão investimento em seus passeios públicos.

Os projetos maiores dizem respeito à finalização do Loteamento Cinquentenário, implantação da rua coberta que tem prazo de finalização até fevereiro do próximo ano e ainda a construção da nova sede da Secretaria de Obras.

Buscando atender da melhor forma o cidadão pestanense a Administração realizou neste ano um trabalho inédito: uma operação tapa-buracos na rodovia estadual ERS-522. Através de parceria com o Governo do Estado o DAER forneceu material e a Secretaria de Obras disponibilizou equipamentos e mão de obra para a realização do serviço. Além disso a Secretaria de Obras trabalhou em centenas de quilômetros de estradas em diversas localidades do interior, tanto com patrolamento e colocação de material quanto com a construção de novas pontes e bueiros. O objetivo é proporcionar estradas de qualidade ao produtor rural, que além de se locomover até a cidade precisa escoar a sua produção de leite e grãos com segurança.

Dentre alguns dos setores que se destacam no município estão a Saúde e a Educação ofertadas à comunidade. São quatro escolas da rede municipal, duas de ensino fundamental e duas de educação infantil, responsáveis pelo atendimento de centenas de crianças, o que possibilita que as mães tenham educandário para deixar seus filhos enquanto trabalham.

Neste ano o setor de Saúde buscou atender uma demanda reprimida existente no município. Fila de espera para procedimentos e cirurgias foram praticamente reduzidas a zero e além disso vários profissionais e exames ofertados à toda comunidade, com preferência para as pessoas que não possuem condições. Somente em 2017 foram liberadas mais de R$ 1 milhão em consultas e exames especializados. Enquanto a Constituição prevê que o município gaste 15% de sua arrecadação com Saúde, Augusto Pestana tem investido cerca de 22% no setor.

No setor de Habitação a soma de esforços da Administração está mostrando bons resultados com o avanço do projeto do loteamento Cinquentenário que já está recebendo instalação elétrica e de canalização de água. Bem ao lado do Cinquentenário uma nova área praticamente do mesmo tamanho foi adquirida pelo município, onde será construído mais um loteamento. Ao todo as duas áreas representam mais de 80 terrenos que serão ofertados para a comunidade através de programas sociais.

Data de publicação: 03/01/2018