Augusto Pestana analisa participação em consórcio de usina de reciclagem

Na última terça-feira, 28, representantes de todos os municípios da Amuplam participaram de reunião para discussão acerca da criação de um consórcio para usina de reciclagem de lixo urbano. De Augusto Pestana, a diretora de Meio Ambiente Daiana Froner e o Secretário de Planejamento Everton Schneider estiveram no encontro.

Com implantação prevista para o município de Panambi, a usina será um projeto inovador para todo o país, com metodologia 100% brasileira e tecnologia de ponta sem poluição como chorume e emissão de gases tóxicos na atmosfera. A usina irá transformar, por gaseificação, o lixo urbano e industrial em energia elétrica, com capacidade para geração de 6 megawatts de energia elétrica por hora, com funcionamento 24h por dia  em todos os dias do ano, inclusive domingos e feriados.

O contrato foi assinado pelo Consórcio de Destinação de lixo Urbano Panambi/Condor e terá um investimento de R$ 24 milhões. A licença previa já foi emitida pela FEPAM e a Licença de Instalação aguarda deferimento, indicando assim o início das obras.

O próximo passo será ampliar o consórcio permitindo que outros municípios interessados participem, contribuindo gratuitamente com a destinação de seus resíduos sólidos urbanos. O empreendimento terá grande repercussão e vantagens para os municípios que hoje pagam para a destinação de lixo, como é o caso de Augusto Pestana. “De acordo com o que nos foi colocado na reunião, os municípios que aderirem ao consórcio deverão pagar somente o custo de logística e recolhimento. No caso de Augusto Pestana, isso resultaria em uma economia em torno de R$ 42 mil por ano”, explica Everton Schneider.

Já para a diretora de Meio Ambiente Daiana, além do custo benefício a questão ambiental também pesa. “Com essa usina não haverá geração de poluentes e passivos ambientais, que é um dos grandes problemas enfrentados hoje. Também será uma nova opção para destinar gratuitamente alguns tipos de resíduos cujo descarte possui custo elevado”, destaca.

Diante da proposta apresentada na reunião, agora o município de Augusto Pestana irá analisar a possibilidade de adesão ao consórcio.

Data de publicação: 28/11/2018

Compartilhe!