Poder Executivo avalia decretar emergência em função da estiagem

A forte estiagem que atinge todo o Estado e principalmente a região Noroeste foi pauta de uma reunião entre Prefeitura de Augusto Pestana, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater, Conselho Agropecuário, entidades financeiras e representantes técnicos de empresas da área agrícola. O objetivo do encontro foi levantar dados para embasar uma possível decretação de emergência no município.

A situação é praticamente a mesma em todo o Estado e 125 municípios já recorreram ao decreto. De acordo com um levantamento feito pela Aprosoja, a projeção de quebra gira em torno dos 35%; sendo que a não ocorrência de chuva nos próximos dias deve intensificar os prejuízos.

Em 2019, Augusto Pestana teve uma média de produção de 56 sacas por hectare, já para este ano a expectativa é uma quebra de 50% em relação ao último período. Vale lembrar que além dos prejuízos com as lavouras, a produção de leite também deve ser afetada pela estiagem.

Com o decreto de emergência, os produtores rurais acabam tendo maiores oportunidades de negociação de dívidas e crédito juntos às instituições financeiras. Sendo assim, o Poder Executivo vai aguardar até a próxima segunda-feira para analisar a previsão do tempo e ai então concretizar o decreto de emergência.

Data de publicação: 04/03/2020

Compartilhe!