Município atende à Decreto Estadual e restringe funcionamento do comércio

Baseado no que foi proposto por decreto pulicado pelo Governo do Estado, a Prefeitura de Augusto Pestana também editou um novo decreto adotando as novas medidas preventivas à transmissão do Coronavírus. Com a revogação de decretos anteriores e criação de um novo, o objetivo é evitar que a doença, que ainda não chegou à nossa região, faça vítimas como vem ocorrendo em diversos países no mundo.
O decreto passa a valer já a partir desta quinta-feira, dia 02. Os serviços essenciais como mercados, postos e farmácias poderão seguir funcionando, porém com restrições e tomando o devido cuidado para evitar aglomeração de pessoas nos estabelecimentos.
Também poderão seguir com atendimento as empresas que vendem peças ou realizam manutenção de maquinários, por exemplo, e as eletrônicas e empresas que fazem conserto ou prestam serviços de telefonia e internet. Os demais estabelecimentos do ramo alimentício como restaurantes, lancherias e bares poderão atender somente com tele entrega, justamente buscando evitar aglomeração de pessoas.
No que diz respeito à educação, há uma nova determinação para as escolas da Rede Municipal, sendo as aulas suspensas até o dia 30 de abril.
A Prefeitura Municipal segue com trabalho interno e equipes reduzidas, sem atendimento ao público. Vale lembrar que a Tesouraria segue fechada, portando os contribuintes que quiser fazer acertos de conta d’água podem efetuá-lo diretamente no caixa eletrônico das agencia bancárias. Para quem não realizar o pagamento no prazo previsto não haverá acréscimo de multas, sendo o pagamento feito posteriormente quando a situação se normalizar.
Na Secretaria de Saúde o atendimento segue sendo realizado, com a preferência aos casos de urgência. A Secretaria de Obras também está trabalhando com equipes reduzidas, entretanto nenhum serviço essencial deixar de ser prestado. Reparos na energia elétrica e na rede de água seguem normais, assim como a limpeza urbana e ações nas localidades do interior. O enterro de animais também segue sendo realizado, bem como a entrega de bloco de produtor mediante agendamento pelo 3334.4922.
As medidas adotadas citadas anteriormente ficam válidas até o da 15 de abril de 2020. Todos os municípios do Rio Grande do Sul são obrigadas a seguir o que prevê o decreto estadual publicado ontem; sendo que as prefeituras que descumprirem o fechamento do comércio responderão por crime sanitário.

Data de publicação: 02/04/2020