Para discutir demandas e fortalecer o setor

Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, reuniu, na tarde do dia seis de fevereiro, o Secretário de Agricultura do município de Ijuí, Sr. Emerson Pereira, o representante do escritório Regional da Emater, Sr. Fábio Pasqualotto, escritório Municipal da Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais  e grupo de produtores de leite de pequeno e médio porte que têm suas propriedades localizadas no município. O prefeito realizou a abertura destacando a importância da bacia leiteira para o desenvolvimento do município e de fortalecer esse diálogo entre todas as entidades participantes. A pauta principal da reunião foi uma explanação sobre incentivos ao desenvolvimento da cadeia produtiva do leite, através da integração de conhecimentos técnicos, científicos e experiências práticas, visando a inovação e o aumento da competitividade no setor e, consequentemente, maior contribuição na renda e geração de empregos para a população. Na oportunidade foi divulgado o evento regional voltado a produção do leite, Milk Summit Brazil, que ocorrerá no mês de julho, em Ijuí, onde serão tratadas diversas temáticas, quanto à produção, tecnologia, pesquisas e comércio de leite. Diante disso, os produtores presentes puderam sugerir temas a serem abordados no evento de acordo com a realidade local.
O prefeito solicitou a criação de uma comissão composta por representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, da Secretaria de Agricultura, Emater municipal e dos produtores, com o objetivo de identificar e reunir as principais reivindicações conforme as necessidades do setor. Essas demandas serão posteriormente apresentadas às autoridades durante o evento mencionado.
 Também foi abordado sobre a possibilidade de criação de um Selo para os produtores de leite. E após, discorreu-se também sobre a viabilidade da utilização da sede do IRDER, localizada no município e cedida à UNIJUÍ, para a construção de uma propriedade técnica afim da mesma servir de modelo sobre a funcionalidade de uma propriedade econômica e viável. Os produtores aproveitaram a oportunidade para ressaltar quais são as dificuldades que vêm enfrentando no setor, afim de conseguir auxílio para sanar as mesmas. Por fim, aproveitou-se a oportunidade para tratar de outros assuntos pertinentes.

Data de publicação: 13/02/2025