Até o momento o prejuízo foi estimado em R$ 83.548.515,00

A Prefeitura de Augusto Pestana declarou situação de emergência no município devido à estiagem causada pela ausência de chuvas em seu território. A medida está disposta no Decreto Municipal Nº 4430/2021, publicado nesta quinta-feira, 30.

A falta de chuvas nos últimos meses resultou no esvaziamento e redução drástica dos níveis de todos os poços artesianos da área rural que abastece a população e também da área urbana, além de comprometer as safras das culturas de milho, soja, produção de leite e hortigranjeiros. Até o momento o prejuízo foi estimado em R$ 83.548.515,00 (oitenta e três milhões, quinhentos e quarenta e oito mil, quinhentos e quinze reais).

Em consequência da estiagem, resultaram-se também os danos humanos, no tocante ao abastecimento de água potável, danos materiais, e os prejuízos econômicos e sociais. Além do prejuízo nos setores de gado leiteiro e de corte, onde já estão sendo realizadas aberturas de bebedouros para o consumo de água de animais.

O decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução. O documento foi enviado ao Governo do Estado e à União para homologação.

Pede-se à população, mais uma vez, que ECONOMIZE ÁGUA!
Nos próximos dias um fiscal estará percorrendo as ruas da cidade. Contamos com a colaboração de todos! ECONOMIZAR PARA NÃO RACIONAR!

Data de publicação: 30/12/2021