RSS Augusto Pestana - RS Notícias de Augusto Pestana/RS Sun, 05 Apr 2020 18:54:59 -0300 Sun, 05 Apr 2020 18:54:58 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://www.augustopestana.rs.gov.br/rss Município atende à Decreto Estadual e restringe funcionamento do comércio Thu, 02 Apr 2020 16:24:54 -0300 https://www.augustopestana.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2004/?municipio-atende-a-decreto-estadual-e-restringe-funcionamento-do-comercio.html https://www.augustopestana.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2004/?municipio-atende-a-decreto-estadual-e-restringe-funcionamento-do-comercio.html O decreto passa a valer já a partir desta quinta-feira, dia 02. Os serviços essenciais como mercados, postos e farmácias poderão seguir funcionando, porém com restrições e tomando o devido cuidado para evitar aglomeração de pessoas nos estabelecimentos.
Também poderão seguir com atendimento as empresas que vendem peças ou realizam manutenção de maquinários, por exemplo, e as eletrônicas e empresas que fazem conserto ou prestam serviços de telefonia e internet. Os demais estabelecimentos do ramo alimentício como restaurantes, lancherias e bares poderão atender somente com tele entrega, justamente buscando evitar aglomeração de pessoas.
No que diz respeito à educação, há uma nova determinação para as escolas da Rede Municipal, sendo as aulas suspensas até o dia 30 de abril.
A Prefeitura Municipal segue com trabalho interno e equipes reduzidas, sem atendimento ao público. Vale lembrar que a Tesouraria segue fechada, portando os contribuintes que quiser fazer acertos de conta d’água podem efetuá-lo diretamente no caixa eletrônico das agencia bancárias. Para quem não realizar o pagamento no prazo previsto não haverá acréscimo de multas, sendo o pagamento feito posteriormente quando a situação se normalizar.
Na Secretaria de Saúde o atendimento segue sendo realizado, com a preferência aos casos de urgência. A Secretaria de Obras também está trabalhando com equipes reduzidas, entretanto nenhum serviço essencial deixar de ser prestado. Reparos na energia elétrica e na rede de água seguem normais, assim como a limpeza urbana e ações nas localidades do interior. O enterro de animais também segue sendo realizado, bem como a entrega de bloco de produtor mediante agendamento pelo 3334.4922.
As medidas adotadas citadas anteriormente ficam válidas até o da 15 de abril de 2020. Todos os municípios do Rio Grande do Sul são obrigadas a seguir o que prevê o decreto estadual publicado ontem; sendo que as prefeituras que descumprirem o fechamento do comércio responderão por crime sanitário.]]>
Estado homologa Decreto de Emergência de Augusto Pestana Thu, 02 Apr 2020 12:35:27 -0300 https://www.augustopestana.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2003/?estado-homologa-decreto-de-emergencia-de-augusto-pestana.html https://www.augustopestana.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2003/?estado-homologa-decreto-de-emergencia-de-augusto-pestana.html Augusto Pestana recebeu um boa notícia na manhã desta quinta-feira. O Governo do Estado publicou em seu Diário Oficial a homologação do Decreto de Situação de Emergência no município. A solicitação havia sido feita pelo Executivo Municipal em função da falta de chuvas registrada desde o final do ano passado.

A partir da homologação do decreto, será possibilitado aos produtores rurais a negociação de débitos junto aos bancos e cooperativas. De acordo com a Prefeitura, o prejuízo financeiro no município ultrapassa R$ 85 milhões entre a produção de grãos – milho e soja – e pecuária leiteira, que é carro chefe da economia do município.

]]>
Pavimentação da Casa Recanto está em fase de finalização Wed, 01 Apr 2020 16:46:27 -0300 https://www.augustopestana.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2002/?pavimentacao-da-casa-recanto-esta-em-fase-de-finalizacao.html https://www.augustopestana.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2002/?pavimentacao-da-casa-recanto-esta-em-fase-de-finalizacao.html Está cada dia mais perto de ser concluída a obra que prevê a pavimentação de toda a área em frente à Casa Recanto da Produção, principal ponto turístico do município. O mesmo projeto contempla ainda a cobertura da pracinha das crianças na Praça Farroupilha.

Após vários atrasos referentes ao descumprimento do memorial descritivo por parte da primeira empresa que executou uma parte do projeto, a obra enfim está em fase de conclusão. Todo o piso intertravado já foi colocado, faltando apenas alguns arremates. Já na pracinha e equipe da empresa responsável está instalando a estrutura metálica para a cobertura.

Estima-se que cerca de 90% do projeto previsto está finalizado. Em breve o poder Executivo espera entregar a obra pronta, beneficiando as dezenas de famílias que trabalham com a produção agroindustrial e também as centenas de crianças do município.

]]>
Saúde divulga plano de contingência para o Covid-19 Wed, 01 Apr 2020 11:43:34 -0300 https://www.augustopestana.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2001/?saude-divulga-plano-de-contingencia-para-o-covid-19.html https://www.augustopestana.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2001/?saude-divulga-plano-de-contingencia-para-o-covid-19.html Trabalho da Secretaria de Obras segue incansável Wed, 25 Mar 2020 14:02:37 -0300 https://www.augustopestana.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1999/?trabalho-da-secretaria-de-obras-segue-incansavel.html https://www.augustopestana.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1999/?trabalho-da-secretaria-de-obras-segue-incansavel.html Mesmo com a redução das equipes em função do Coronavírus os serviços de manutenção da rede elétrica e hidráulica seguem normais, bem como a coleta de galhos na cidade.
No interior está sendo realizado encascalhamento da estrada que leva à localidade de Rincão Comprido, e tambem patrolamentos em alguns trechos na localidade de Rosário. Nos próximos dias deve seguir o patrolamento de alguns acessos de propriedades em Rincão Comprido.]]>
Prefeitura decreta estado de Calamidade Pública em função da Covid-19 Wed, 25 Mar 2020 13:43:03 -0300 https://www.augustopestana.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1998/?prefeitura-decreta-estado-de-calamidade-publica-em-funcao-da-covid-19.html https://www.augustopestana.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1998/?prefeitura-decreta-estado-de-calamidade-publica-em-funcao-da-covid-19.html Embora ainda não existam casos confirmados da doença em nenhum dos municípios de abrangência da 17° Coordenadoria Regional de Saúde, a decisão da Prefeitura tem em vista adotar o máximo possível de ações preventivas, evitando a chegada do vírus ao município.
Até o momento vários decretos já foram editados pelo Executivo Pestanenses, sendo que todo comércio "não essencial" está de portas fechadas, todos os eventos do município estao cancelados e a Prefeitura está trabalhando em expediente interno para evitar a aglomeração de pessoas.]]>
Município decreta Situação de Emergência em função da estiagem Mon, 23 Mar 2020 14:20:26 -0300 https://www.augustopestana.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1997/?municipio-decreta-situacao-de-emergencia-em-funcao-da-estiagem.html https://www.augustopestana.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1997/?municipio-decreta-situacao-de-emergencia-em-funcao-da-estiagem.html Pensando nisso e após se reunir diversas vezes com a Defesa Civil e entidades do município, a Prefeitura decretou Situação de Emergência no início da manhã desta segunda-feira. 
Além de mobilizar os órgãos do município para atuar de modo a auxiliar no controle da situação, a partir do Decreto de Emergência os agricultores poderão ter acesso a renegociação de dividas agricolas junto às instituições financeiras.]]>
Prefeitura decreta fechamento parcial do comércio do município Sun, 22 Mar 2020 12:10:18 -0300 https://www.augustopestana.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1996/?prefeitura-decreta-fechamento-parcial-do-comercio-do-municipio.html https://www.augustopestana.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1996/?prefeitura-decreta-fechamento-parcial-do-comercio-do-municipio.html Ou seja, neste sentido podem permanecer abertas as clínicas de saúde, supermercados, minimercados, padarias, bancos e postos de combustíveis. Vale lembrar que os estabelecimentos que prestam serviços não essenciais devem permanecer de portas fechadas sem permitir acesso do público, podendo realizar serviços internos ou no domicílio do cliente, bem como serviços de tele-entrega.
No caso de supermercados e minimercados a determinação é que o horário das 8h às 9h e das 13h30 às 14h30 ficam reservados exclusivamente para o atendimentos de idosos, sendo permitida a entrada somente destas pessoas neste período.
Quem descumprir as determinações especificadas no decreto fica sujeito à fiscalização dos órgãos competentes.]]>
Município adota expediente interno a partir da próxima segunda-feira Fri, 20 Mar 2020 17:13:25 -0300 https://www.augustopestana.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1995/?municipio-adota-expediente-interno-a-partir-da-proxima-segunda-feira.html https://www.augustopestana.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1995/?municipio-adota-expediente-interno-a-partir-da-proxima-segunda-feira.html A partir da segunda-feira, dia 23, a Prefeitura estará com expediente interno nas secretarias e setores dentro do Centro Administrativo e de outros locais que cumprem expediente em sala fechada, (com exceção a casos específicos e de urgência que serão atendidos junto ao hall de entrada de cada prédio, evitando contato e aproximação entre pessoas).
Os servidores das demais Secretarias e Setores, que prestam serviços externos permanecerão executando as atribuições de seus cargos normalmente.
Também ficam suspensos todos os prazos de vencimento de Receitas Tributárias e não Tributárias.]]>
Augusto Pestana adota medidas contra o Coronavírus Fri, 20 Mar 2020 15:45:50 -0300 https://www.augustopestana.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1994/?augusto-pestana-adota-medidas-contra-o-coronavirus.html https://www.augustopestana.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1994/?augusto-pestana-adota-medidas-contra-o-coronavirus.html Tendo em vista a pandemia do Coronavírus e o risco eminente à toda população, a Prefeitura de Augusto Pestana editou um novo decreto na tarde desta sexta-feira, prevendo a adoção de novas medidas.

O objetivo do decreto é adequar os serviços públicos às exigências do momento, sem deixar de atender à comunidade. Algumas mudanças previstas no decreto dizem respeito ao atendimento nos setores públicos municipais, sendo que todos deverão se organizar de forma que evitem a aglomeração de pessoas nas salas.

Já na Secretaria de Saúde estão canceladas todas as consultas médicas, odontológicas, pediátricas, psicológicas e de nutrição. Também estão suspensas as visitas dos agentes de saúde, agentes de combate à endemias e ainda o atendimento e consultas no Distrito de Rosário.

Para os estabelecimentos comerciais, lojas, restaurantes, indústria, entre outros, o decreto estabelece uma série de medidas de higienização que devem obrigatoriamente ser seguidas. (Confira todas as regras no documento em anexo).

Todas as atividades culturais e esportivas do município também devem ser canceladas. Mesma situação se aplica a cultos e celebrações religiosas, as quais devem ficar suspensas em todo município. Atividades e eventos particulares deverão ser por hora cancelados, sendo que nenhum local, mesmo que aberto, possa ter aglomeração de mais de 30 pessoas. Em caso de velórios, fica limitado o acesso de no máximo 15 pessoas ao mesmo tempo.

O decreto editado pelo Poder Executivo tem validade de 15 dias, podendo ser prorrogado.

]]>