Alunos realizaram diversas experimentações acerca de vários temas que envolvem as ciências

O CEPP (Centro Educacional Primeiros Passos de Augusto Pestana) realizou na última terça-feira, 13, a 3ª edição da Feira de Ciências envolvendo as turmas da manhã e da tarde. A visitação de cerca de 400 alunos de outras escolas do município e das turmas de 5º ao 9º ano do EF da Escola por Princípios – Rede CEPP de Panambi deixou o dia movimentado. 

 A Feira de Ciências envolveu mais de 50 alunos organizados em 25 grupos de trabalho. As atividades foram coordenadas pela professora de Ciências e Matemática, Luciana Goergen. “Nosso objetivo é desenvolver a criatividade através dos projetos de pesquisa em diferentes áreas, culminando com a capacidade de entender questões relacionadas ao meio ambiente”, destacou. 

Mover um carrinho a partir de um motor feito com ratoeira ou conhecer como funciona um pulmão artificial? Um arco-íris formado de açúcar? Nuvem na garrafa? A curiosidade aliada à pesquisa mostrou um universo diferente e desafiador. Os grupos apresentaram seus trabalhos para os visitantes e explicaram como chegaram às respostas dessas questões. 

As experimentações foram realizadas em diversos temas que envolvem as ciências. “As temáticas foram escolhidas por cada grupo, desde que estivessem relacionadas aos componentes curriculares estudados”, destacou Luciana. 

A Feira de Ciências é uma atividade interdisciplinar e contou com pesquisa teórica, aplicação prática dos conhecimentos e apresentação à comunidade escolar e externa. “Todos os trabalhos tiveram a orientação dos professores e culminaram com a comemoração do Dia Internacional do Meio Ambiente”, finalizou Luciana.

Data de publicação: 14/06/2017

Compartilhe!