Apresentação foi feita durante evento em comemoração à Imigração Alemã

Em comemoração ao dia da imigração alemã no Rio Grande do Sul, todos os anos o Centro Cultural 25 de Julho de Augusto Pestana realiza confraternizações e eventos em alusão à data. Neste ano para comemorar os 193 anos da imigração e 12 anos de existência do Centro Cultural, no último dia 28 foi realizada uma extensa programação incluindo jantar e apresentações artísticas.

Após a fala do Sr. Luís Wilder, apresentou-se o Coral Misto do Centro Cultural 25 de Julho. Na sequência o presidente do Centro Cultural Baltazar Rhoden destacou a parceria que a entidade mantém com o Sicredi, que destinou recurso de R$ 2.500,00 para manutenção do trabalho que visa resgatar e desenvolver a Cultura Alemã no município. Na oportunidade ainda acenou-se pela possibilidade de que o valor seja encaminhado ao Coral.

O ponto alto da noite foi a apresentação de um projeto que está em desenvolvimento em Augusto Pestana, o de restauração de casas típicas no estilo “Enxaimel”. O objetivo é divulgar a arquitetura e angariar recursos para a sua restauração, já que no futuro estas casas podem se tornar atrativo turístico do município.

Ao fazer uso da palavra, o prefeito Vilmar Zimmermann falou sobre a importância do trabalho que é encabeçado pelo engenheiro civil Roberto Fengler, Baltazar Rhoden e Oldemar Schneider, buscando incentivar os familiares e descendentes a restaurar estas casas históricas. “Sem dúvida este é um trabalho muito importante, que enriquece a nossa história, a história da comunidade de Augusto Pestana que é em sua grande maioria de descendência alemã”, comenta.

Ainda de acordo com o prefeito, a Administração Municipal vai se empenhar na criação de um projeto com objetivo de buscar recursos junto ao Ministério da Cultura e Turismo para restauração destas casas.

Data de publicação: 03/08/2017