A CGH Augusto Pestana em Arroio Bonito, tem previsão para início das obras ainda neste ano

O grupo Ceriluz vai construir no município de Augusto Pestana duas usinas hidrelétricas. A Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Augusto Pestana, na localidade de Arroio Bonito, recebeu no último dia 24, a autorização para início das obras, a partir da emissão por parte da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), da Licença Prévia e da Instalação Unificada (LPI) número 160/21. Já o projeto da CGH Ponte Nova, de Rincão do Progresso, tramita na Fepam.

O presidente da Ceriluz, Iloir de Pauli, e o diretor secretário da Ceriluz, Sandro Lorenzoni, estiveram no último dia 24, em visita ao gabinete do prefeito Darci Sallet, acompanhado do vice-prefeito, Gilberto Zardin, para entregar a licença ambiental da CGH Augusto Pestana.

O projeto pertence a empresa CGH Augusto Pestana Arroio Bonito Geração e Comércio de Energia Elétrica LTDA, cujos ativos pertencem integralmente a Ceriluz Geração. Com a licença em mãos, o primeiro passo será a aquisição dos equipamentos que formam o conjunto de geração, incluindo turbina e gerador. Serão investidos cerca de 9,5 milhões, com previsão de início da obra ainda em 2021.

A usina será instalada nos fundos do Parque de Exposições Alfredo Schmidt, e vai utilizar a vazão do Rio Conceição. Ela contará com uma turbina com capacidade de geração de 1,4 Megawatts (MW) e a área do lago será de cinco hectares, praticamente todo na calha do próprio rio, com baixo impacto no meio ambiente e para os moradores locais.

A implantação do projeto contará com o apoio do Badesul, banco de fomento vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul. A parceria entre a cooperativa e o agente financeiro foi formalizada no dia 09 de setembro, em Esteio, por ocasião da 44ª Expointer.

A CGH Ponte Nova, no Rincão do Progresso, que está em tramitação na Fepam, terá capacidade instalada de 1,3 MW, com investimento de 14 milhões. A previsão de início das obras é para 2022.

Data de publicação: 01/10/2021