Mês de conscientização e combate à violência contra a mulher

O Agosto Lilás é uma campanha que tem o intuito de, ao celebrar os 16 anos da Lei Maria da Penha, em 07/08/22, conscientizar sobre a importância da denúncia aos diversos tipos de violência contra a mulher.

A denúncia se faz necessária, pois abre as portas para o encerramento dos ciclos abusivos que envolvem famílias inteiras, e se perpetuam de geração em geração. Denunciar significa oportunizar nova forma de vida às vítimas envolvidas e também permitir ao agressor que trate a origem de seu comportamento violento.

Como policial que antes de carregar com honra o título fui também vítima de violência doméstica, mãe de 5 filhos, e hoje mulher livre e ativista nos programas que envolvem os direitos da mulher, convido todas a avaliarem, neste Agosto Lilás, a qualidade e a saúde de seus relacionamentos afetivos. Minha história pessoal comprova que é possível vencer o ciclo não saudável e iniciar nova forma de vida. Há vida em abundância depois que os abusos são denunciados!

Existe uma rede de proteção acessível a mulher que escolhe denunciar a violência, a qual atua tanto na proteção da mulher quanto no cuidado com sua integridade física, mental e emocional, e se estende aos seus filhos.

Que este Agosto Lilás sirva para levar consciência a todos os lares, e garantia a mulher de que não está sozinha quando denuncia.

Seu ato de coragem, a exemplo da própria Maria da Penha, pode salvar sua vida e inspirar muitas outras.

Como sobrevivente a um casamento de abusos e hoje uma Policial Civil que atua diretamente nos casos de violência doméstica, convido a comunidade pestanense a dar um basta na violência contra a mulher, mudando Imediatamente os pequenos comportamentos agressivos do dia a dia, e denunciando tudo o que viola direitos, conforme a lei.

Temos todos esta responsabilidade.

Suziane Aparecida de Lima
Policial Civil

Data de publicação: 15/08/2022

Compartilhe!