A prefeitura municipal de Augusto Pestana, juntamente com a EMATER-RS, estiveram em reunião no dia 18 de fevereiro de 2025 para realizar uma nova avaliação da evolução da estiagem no município. As localidades com perdas mais severas são: Rincão do Progresso, Sede Velha, Arroio Bonito, São Miguel, Boca da Picada, Rincão dos Franco, Rincão dos Klein, Rosário e Linha Santo Antônio, as quais vem recebendo baixos volumes de chuvas e muito mal distribuída. As demais regiões do município também são afetadas, mas com uma menor taxa de perdas de modo geral.
A restrição hídrica, associada ao calor extremo, tem aumentado os prejuízos em especial para a cultura da soja, que se encontra na fase reprodutiva de floração, canivete, definição do número de vagens e enchimento de grão, momento que a planta mais necessita de água. Para as próximas três semanas, a cultura irá definindo o potencial produtivo e poderemos ter uma projeção do tamanho das perdas causadas pela seca.
Há também o atraso no plantio do milho safrinha para silagem em algumas localidades. As lavouras implantadas apresentam bom desenvolvimento inicial, de forma geral, observado em várias partes do município.
A administração municipal vem somando esforços, coletando informações e dados, para no futuro próximo fazer o encaminhamento do Decreto de Situação de Emergência pela Estiagem, o qual possa ser homologado pela defesa civil e reconhecido pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul.