Foi realizada na tarde no dia 07 de maio de 2025, às 14h, a Conferência Municipal da Pessoa Idosa, no Centro de Convivência

Foi realizada na tarde no dia 07 de maio de 2025, às 14h, a Conferência Municipal da Pessoa Idosa, no Centro de Convivência. A palestra com o tema “Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação” foi ministrada pelo assistente social e doutorando Cláudio Everaldo dos Santos, contando com a presença de 92 pessoas.
A Conferência faz parte da estrutura da política pública brasileira e tem como objetivo acolher demandas da população atendida, a fim de encaminhá-las para as esferas estaduais e, posteriormente, federais, com o intuito de aprimorar a prestação de serviços aos brasileiros. A iniciativa está de acordo com a redemocratização do país, conforme direitos estipulados pela Constituição de 1988. A Conferência também acolhe às demandas relativas ao Sistema Único de Saúde (oficializado em 1990).
Desta forma, após a palestra, voltada para a condição, os direitos e o problema social do abandono de idosos, os cidadãos presentes foram organizados em cinco grupos. Cada grupo elencou demandas para os seguintes eixos:
Eixo 1 - Financiamento para Ampliação e Garantia dos Direitos Sociais.
Eixo 2 - Fortalecimento de Políticas para proteção à Vida, à Saúde e para o acesso ao cuidado integral da Pessoa Idosa.
Eixo 3 - Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa.
Eixo 4 - Participação Social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices.
Eixo 5 - Consolidação e fortalecimento da atuação dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa como política do Estado Brasileiro.
Dentre as demandas da população de idosos pestanense, podemos destacar a necessidade de agilidade no atendimento especializado e exames, espaços e profissionais voltados para acompanhamento de atividade física, mais medicamentos disponíveis pela farmácia da Unidade Básica de Saúde e melhoria das estradas ou transporte público disponível do interior para o centro da cidade.
Cada eixo permite a seleção de cinco demandas, que serão selecionadas e apresentadas em Porto Alegre, na VII Conferência Estadual da Pessoa Idosa, a realizar-se nos dias 08, 09 e 10 de setembro de 2025, pelos delegados Marinês Barasuol e Juliane Bernardi, e seus suplentes Aline Baiotto e Lisete Medke, aprovados na mesma Conferência por todos os presentes.

Data de publicação: 16/05/2025